O Atletismo é a forma mais antiga de um desporto organizado. Na realidade, trata-se de uma mistura de vários desportos, que engloba as corridas, os saltos e os lançamentos. É um esperte que vem dos tempos de outrora em que correr, saltar e lançar eram encarados como uma aprendizagem vital na caça e na guerra. Há indícios de que a origem do atletismo ocorreu por volta de 4 mil anos atrás no Egito Antigo, onde, corrida entre homens eram realizadas.
Os romanos continuaram celebrando as provas olímpicas depois de conquistar a Grécia no ano 146 a.C. No ano 394 d.C. o imperador romano Teodósio aboliu os jogos. Durante oito séculos não se celebraram competições organizadas de atletismo. Restauram-se na Inglaterra em meados do século XIX, e então as provas atléticas converteram-se gradualmente no esporte favorito dos ingleses.
Em 1896 iniciaram-se em Atenas os Jogos Olímpicos, uma modificação restaurada dos antigos jogos que os gregos celebravam em Olímpia. Mais tarde os jogos celebraram-se em vários países com intervalos de quatro anos, exceto em tempo de guerra. Em 1912 fundou-se a Associação Internacional de Federações de Atletismo.
A IAAF é o organismo reitor das competições de atletismo a escala internacional, estabelecendo as regras e dando oficialidade às melhores marcas mundiais obtidas pelos atletas.
Na definição moderna, o atletismo é um
esporte com provas de pista (corridas rasas, corridas com barreiras ou com
obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o decatlo
e heptatlo); corridas de rua (nas mais variadas distâncias, como a maratona e
corridas de montanha); provas de cross country (corridas com obstáculos
naturais ou artificiais); e marcha atlética.
O atletismo, sob forma de competição, teve
sua origem na Grécia. A palavra atletismo foi derivada da raiz grega, “ATHI,
competição”, o princípio do heroísmo sagrado grego, o espírito de disputa, o
ideal do belo etc. – o que se chamou de espírito agonístico.
Surgiram então as competições que foram perdendo o caráter de religiosidade e
assumindo exclusivamente o caráter esportivo.
A história do atletismo é muito bonita, pois que se inicia com a própria história da humanidade, quando o homem primitivo praticava suas atividades naturais para sobrevivência. Chega mesmo a se confundir com a mitologia, quando observamos o período da Antiguidade Clássica, com os Jogos Olímpicos que deram origem aos atuais Jogos Olímpicos da Era Moderna, que trazem como reminiscência cultural mais marcante a figura de Discóbulo de Miron.
REFERENCIAS: - LIVRO: A História dos Esportes, Orlando Duarte, 4ª ed. Editora Senac, SP, 2004. - SITE: Fundação Internacional de Atletismo - http://www.athleticfoundation.org/ - SITE: Travinha Esportes- http://www.travinha.com.br/ - SITE: WIKIPEDIA- http://pt.wikipedia.org/wiki/Atletismo |
sábado, 15 de junho de 2013
HISTORIA DO ATLETISMO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário